sábado, 1 de janeiro de 2011

OS PRIMEIROS PASSOS E PALAVRAS DA PRESIDENTE DILMA

Dilma Rousseff e Michel Temer foram empossados como presidente e vice-presidente do Brasil em cerimônia realizada no Congresso Nacional, sob o juramento “prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Após a cerimônia no Congresso, a Presidente seguiu até o Palácio do Planalto, onde recebeu do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a faixa de Presidente da República. No parlatório do Palácio do Planalto, a Presidente fez um discurso emocionado, no qual falou da “mistura” de sentimentos com a sua posse e, ao mesmo tempo, com a despedida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Conviver todos esses anos com o Presidente Lula me deu a dimensão do que é um líder apaixonado pelo seu povo. A alegria que sinto pela minha posse se mistura com a emoção de sua despedida”, disse Dilma, durante o seu pronunciamento à nação, logo após receber a faixa presidencial das mãos de Lula.

Dilma também homenageou o ex-vice-presidente José Alencar, que não pôde participar da posse por problemas de saúde, citando-o como um “exemplo de coragem e de amor à vida”. Alencar luta há 18 anos contra um câncer no intestino e está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ao falar dele, Dilma recebeu aplausos da multidão que se concentrava em frente ao Palácio do Planalto.

A presidenta considerou ainda que sua eleição foi mais uma “ousadia” da sociedade brasileira, que oito anos atrás colocou um operário no poder. “A vontade de mudança de nosso povo levou um operário à Presidência do Brasil. Seu esforço, sua dedicação já estão gravadas no coração de cada brasileiro. A força dessas transformações permitiu que vocês, o povo brasileiro, tivessem uma nova ousadia, colocar pela primeira vez uma mulher na Presidência do Brasil”, disse.

Ela destacou que não se trata de uma conquista pessoal, mas coletiva. "Minha eleição vai além da minha pessoa. A valorização da mulher melhora nossa sociedade e valoriza a democracia”, afirmou.

Dilma recorreu a uma citação de Indira Ghandi para dizer que “estenderá as mãos” aos aliados e também àqueles que estiveram em posições contrárias nas eleições. “Uma mulher, uma importante líder indiana disse que não se pode trocar um aperto de mão com os punhos fechados”, disse a presidenta ressaltando que não espera que “ninguém abdique de suas convicções”, mas que o debate em torno nas questões nacionais seja “civilizado, sem ressentimentos”.

Fontes:

Texto: atarde.com.br

Imagem: www.r7.com

Um comentário: