terça-feira, 8 de junho de 2010

VENEZA ITABUNENSE: UMA VERDADEIRA CANAL'LHICE ADMINISTRATIVA.

A nossa Veneza

O bairro São Caetano, assim como os vizinhos Sarinha Alcântara, Novo São Caetano, Vila Anália e parte do Pedro Gerônimo são todos recortados por canais, exatamente como a bela Veneza italiana. Pronto, param aí as comparações. Os nossos canais são a cara do abandono administrativo municipal.

O mau cheiro e o matagal invadem as ruas, causando desconforto e mal estar aos moradores, principalmente os que vivem nas suas proximidades. A presença de ratos, além de mosquitos de diversas espécies também é uma realidade, ou seja, estamos diariamente expostos a doenças como leptospirose e dengue.

Alguns residentes afirmam que muitos, em sua maioria crianças, já adquiriram doenças provenientes dos esgotos a céu aberto, informam também que já foram feitas diversas reclamações aos poderes públicos, algumas através de abaixo-assinados e nada de resposta.

A cara do abandono

“A falta de uma contenção nas bordas faz com que o pó das ruas corra para o interior das valas, propiciando o aparecimento de uma grossa camada de terra sobre o concreto no leito dos córregos, o que favorece o crescimento do mato.”, diz um senhor que vive a mais de 30 anos nas imediações dos canais e pede para não ser identificado.

Com isso, pode-se perceber que,apesar da importância sócioeconomica do bairro, a infraestrutura, condição básica de bem-estar social, ainda é um dos pontos mais fracos da localidade, ou seja, a aparência com a cidade européia, apesar de mera brincadeira, está tão longe quanto a localização geográfica de ambas.

Um comentário:

  1. jai metal diz... ja comir muita gia deste ex igarapé com o FOTOGRAFO deste blog.

    ResponderExcluir