quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O BRASIL É O 5º DA AMÉRICA LATINA EM EDUCAÇÃO. RANKING DA ONU

“O Brasil está atrás de cinco países da América Latina no ranking de educação da ONU (Organização das Nações Unidas), medido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e divulgado nesta quinta-feira (4). O resultado lhe confere a 73ª posição na colocação mundial entre os 169 países analisados.

Na frente do Brasil, com melhores condições educacionais, estão Chile (45º), Argentina (46º), Uruguai (52º), México (56º) e Peru (63º). A Venezuela está logo atrás, na 75ª posição.

O indicador é novo; é uma variação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Esse “novo IDH” muda em alguns pontos. Tem, por exemplo, novas variáveis – é uma metodologia de pesquisa diferente.

O melhor colocado foi a Noruega, seguida por Austrália e Nova Zelândia. O último lugar ficou para o Zimbábue; as 14 piores posições ficaram todas para países africanos.

Segundo o documento, o Brasil tem um ‘elevado’ IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – nota que leva em conta a qualidade de vida e as condições socioeconômicas do país.

O levantamento mostra que os brasileiros têm uma média de 7,3 anos de escolaridade. A expectativa é de que este número chegue a 13,8 anos por causa das melhorias na condição de vida da população, como crescimento econômico e nos serviços públicos.

Na avaliação dos pesquisadores, os programas sociais contribuíram para aumentar a frequência escolar. É o que afirma o documento divulgado nesta quinta-feira.

- Na América Latina programas de transferência condicional de renda foram introduzidos com o objetivo explícito de aumentar a frequência escolar, como no caso da Bolsa Escola e Bolsa Família do Brasil.”

Fonte direta: www.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário