terça-feira, 27 de julho de 2010

ONU DIVULGA RANKING DA DESIGUALDADE SOCIAL: ONDE NÓS ESTAMOS?


A ONU divulgou, nessa sexta-feira, 23, um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que mostra o ranking da desigualdade social no mundo. A medida é feita a partir da análise da renda per capita de cada país. No ranking geral mundial (lembrando que nessa classificação, estar à frente é estar pior), o Brasil ocupa a 10ª posição, ficando atrás apenas de países como Bolívia, Camarões e Tailândia.

Conforme o relatório, a América Latina é o local com maior índice de desigualdade do planeta, ou seja, até a África apresenta um menor grau de desigualdade comparando-se a nós. Na subdivisão latino-americana nosso país abocanha o 3º lugar, “perdendo” apenas para o Haiti e a Bolívia.

Pensemos: Se o Brasil é o 3º em desigualdade na America Latina e nós, baianos, vivemos no nordeste, região mais pobre do país e se, em se tratando de Bahia, os grapiunas não estão na área mais desenvolvida, que seria, supostamente, a região metropolitana de Salvador, em que colocação estaria a nossa região cacaueira?

Nota d’O Caçuá: A observação final não leva em consideração nenhum pré-requisito técnico, sendo apenas, reflexo de alguns devaneios sociológicos.

Um comentário:

  1. Não há necessidade de pré-requisitos técnicos para fazer a avaliação (bem acertada por sinal). Basta visitar alguns bairros, parar por um momento em uma praça pública ou visitar o Centro Comercial à noite...

    ResponderExcluir