sexta-feira, 13 de agosto de 2010

E A PRAÇA ADAMI?

Praça Adami hoje

Passou a festa, Itabuna já está com 100 anos completos, Azevedo conseguiu “concluir” as obras da Cinquentenário. O povo se divertiu. Mesmo sob as chuvas do 28º dia de julho, todo mundo dançou, cantou, orou (claro, tivemos a parcela evangélica da festa.). O circo foi desmontado, as dívidas, bem, as dívidas... Detalhes.

Em meio a tudo isso, aliás, em meio a tudo aquilo (as obras), tivemos os camelôs alocados, provisoriamente na Praça Adami, no intuito de aliviar o fluxo da avenida, que não poderia adentrar o centenário com aquele aspecto mambembe. Passou... E agora, o que será feito dos comerciantes informais ali alojados?

Felizmente, não é de todo mal o aspecto deixado pela prefeitura, sejamos mais românticos. Enquanto a Secretaria de Indústria e Comercio pensa numa solução, os itabunenses podem usar a imagem criada pelo amontoado de barracas na praça para reviver o nosso glorioso passado. Quem não se lembra, ou nunca viu fotografias, do período em que a feira municipal ficava exatamente ali, naquele largo inclinado?


Praça Adami, década de 20 (século passado)

Notemos que, a maior divergência entre as duas imagens com mais de oitenta anos de diferença, além da cor (administrações revisitadas), são os veículos. Ontem, cavalos e jumentos, hoje, carros e motocicletas... Já os "condutores"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário