sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESTAÇÃO DE ESGOTO DO INOCOOP NO BAIRRO SÃO CAETANO, O RETRATO DA REGRESSÃO

Não parece, mas isso é a estação

Na Rua Floresta, bairro São Caetano, em frente ao condomínio Vale das Pedras, existe uma suposta estação de tratamento de esgoto, essa base de “tratamento” está lá, nesse intuito, desde a época da construção do condomínio, quando ainda eram os prédios da Inocoop.

Até aí tudo bem, coisa de cidade planejada (sic*), o problema é que, a dita estação, do jeito que se encontra, não tem condições de tratar nem a si própria, muito menos esgotos.

Bom, mais uma vez, até aí tudo normal, os técnicos irão dizer que, exatamente por não ter condições de operar foi desativada, que o sistema de esgoto foi alterado etc etc. Ótimo, ótimo. A todo instante, órgãos públicos ou privados são desativados, dado às suas utilidades, o problema é o modo como são desativados.

Nesse caso, ou melhor, nesse descaso o que se vê é, mais uma vez, a população sendo deixada à margem. O local, que um dia foi útil, virou um verdadeiro mangue (no sentido pejorativo da palavra, claro).

Um matagal, saindo da antiga estação, invade a calçada, impedindo que o cidadão utilize a mesma, além de servir como esconderijo para praticantes de pequenos delitos. O espaço, que possui pequenos tanques, também é foco das mais diversas pragas como o mosquito da dengue, ratos e baratas.

O que tem a dizer os gestores da EMASA e a administração de Itabuna a esse respeito? Não é estranho que, num período em que o mundo pensa em formas de despoluir o meio ambiente, Itabuna desativa estações de tratamento de esgoto?

Só pra não perder o velho costume O Caçuá deixa aí outra questão, redundante, mas importante questão: Porque os gestores sul baianos insistem em remar contra uma evolução consciente?

Abaixo, vídeo para melhor localizar o leitor:

Um comentário:

  1. Concordo plenamente q há uma falta de respeito enorme à populção, ao dinheiro do povo, mas o povo também tem sua parcela de culpa. Porque os telefones nao se destroem sozinhos e nem acredito que a companhia faça o mesmo.A responsabilidade da companhia é em relação a funcionalidade e manuntenção.

    ResponderExcluir